Instagram

31 de janeiro de 2013

Coletânea Cena Independente de Janeiro



Primeira coletânea Cena Independente de 2013, desta vez com um "intruso" representando Minas Gerais: o pernambucano Kiko Klaus, residente em BH há anos.

Atualmente o projeto Cena Independente conta com 16 blogs de todas as regiões do país, mas ainda há bastante espaço para novos parceiros, principalmente das regiões norte e sul. Caso seu Estado não apareça na lista, entre em contato com os organizadores da coletânea: mixtape.cenaindependente@gmail.com

Leia sobre cada um dos artistas abaixo. Você pode ouvir todas as músicas no player no início do texto ou fazer o download gratuito da coletânea.


MINAS GERAIS: Meio Desligado
Kiko Klaus - O Samba Chora
mpb/samba
Pernambucano radicado em Minas Gerais, Kiko Klaus produziu premiadas trilhas para espetáculos de dança e trabalhou com artistas e grupos importantes, como Lenine, Nação Zumbi e os espanhóis Ojos de Brujo. Em meio à multiplicidade sonora apresentada em seu CD “Entre o Vivido e o Inventado”, "O Samba Cora" é uma das faixas mais simples e diretas, capaz de dominar o ouvinte logo à primeira audição. Enquanto não lança um novo álbum, Kiko tem se envolvido com algumas das principais bandas da cena alternativa de Belo Horizonte na atualidade, como Graveola e o Lixo Polifônico e Dibigode.
Para quem gosta de: Lenine, Orquestra Imperial, Graveola e o Lixo Polifônico


MARANHÃO: Shock Review
Phill Veras – Vício
alternativo
Phill Veras, cantor e compositor nascido no Maranhão, com apenas 21 anos, já é um nome que vem despontando no cenário musical nacional. Lançou seu primeiro disco, “Valsa e Vapor”, no segundo semestre de 2012, através do portal Musicoteca, e desde então, seu trabalho tem sido de grande destaque, ficando na lista dos 100 melhores álbuns brasileiros de 2012 (com download), em 13º lugar. Nesta lista estão nomes já consagrados, como Caetano Veloso, BNegão, Tulipa Ruiz, dentre outros. Também neste mesmo site, Phill Veras foi eleito uma das 10 revelações nacionais de 2012, juntamente com nomes como Clarcie Falcão, Cambriana e outras bandas que vieram repercutindo no cenário independente brasileiro de 2012. Atualmente, o cantor está apresentando o show do seu primeiro disco e paralelo as apresentações, já se encontra em estúdio, preparando o seu segundo trabalho, previsto para ser lançado ainda neste primeiro semestre de 2013.
Para quem gosta de: Caetano Veloso, Clare and the Reasons, Los Hermanos

BAHIA: El Cabong
Gepetto - Tentação
indie rock
Apesar do calor, do sol e de toda riqueza musical deporem ao contrário, Salvador já tem uma tradição de indie rock. Há um tempo, no entanto, não surgia uma nova banda com foco em sons mais melancólicos, carregada de atmosfera agridoce, com guitarras sujas e vocal desesperado fora do padrão. Em seu primeiro EP, a Gepetto traz um pouco disso tudo, mas é em "Tentação", com um clipe belíssimo, que a banda reforça nos tons mais cinzentos e com um falsete de cortar o coração.
Para quem gosta de: Radiohead e Muse

PARAÍBA: Atividade FM
Glue Trip – Elbow Pain
dub/chillwave/psicodélico
O duo Glue Trip, formado pelos guitarristas Lucas Moura (Monstro) e do Felipe Augusto (Rieg e Dalva Suada), volta às atividades musicais lançando neste mês de janeiro um novo single chamado, “Elbow Pain”. A música possui um clima de veraneio, sendo meio acústico e meio eletrica, estará presente no primeiro álbum do projeto que possui previsão de lançamento para este primeiro semestre de fevereiro.
Para quem gosta de: Peaking Lights, Clutch Hopkins, Omar Rodriguez Lopez

SÃO PAULO: Move That Jukebox
DESAMPA – Love?
alt. r&b / post-dubstep
DESAMPA é um misterioso artista – adivinha – paulistano, cuja identidade verdadeira ainda não foi relevada – ou descoberta. Enquanto isso, ele já divulgou duas canções desde o começo do ano. Deixando São Paulo ainda mais acinzentada, DESAMPA não poupa climas tensos e melancólicos, baseados basicamente em pianos e em sua voz, ora firme, ora falsetada. E a quase jamesblakeiana “Love?”, uma balada dark, que congela o coração mas aquece os ouvidos, é o cartão de visitas ideal dessa promessa interessantíssima de 2013.
Para quem gosta de: The Weeknd, James Blake, Bon Iver

RIO GRANDE DO NORTE: FUGA Underground
Orchestre Noire – Devil’s Haze
downtempo/trip hop/dark jazz/post-rock
A Orchestre Noire promete ser uma boa surpresa para a cena potiguar em 2013. A banda passeia por estilos pouco explorados, como o trip-hop e o dark-jazz, agradando particularmente aqueles que apreciam uma música suave, mas rica em detalhes e orquestrações. “Devil’s Haze” deve entrar no primeiro EP do grupo, “Grokar”, com lançamento previsto para março.
Para quem gosta de: Mogwai, Arms and Sleepers, bandas da Sinewave

ALAGOAS: Sirva-se
Callado – Island
indie/rock alternativo/shoegaze
“Eduardo Callado é um cantor e compositor brasileiro influenciado pelo rock alternativo e música pop”, é assim que ele mesmo se descreve em páginas onde disponibiliza sua música na internet. Frontman da banda indie Kaddish, Callado entrou de cabeça num outro trabalho e soltou no finzinho do ano passado o EP “The Three C Sessions” resultado de um verdadeiro caldeirão de influências, não só dele, mas também do produtor do material, Fernando Coelho que inclusive gravou alguns instrumentos no EP, como bateria, teclado e baixo.
Para quem gosta de: Bauhaus, The Cure, Joy Division

RIO DE JANEIRO: RockInPress
Salvador – Baleia
post-rock/instrumental/alternativo
Ainda pouco se sabe do que será o Salvador – banda carioca que surgiu dentro da melhor fase do instrumental/experimental no Rio de Janeiro. Formada por algumas figurinhas carimbadas em shows na cidade, a banda lançou uma prévia chamada “Baleia”, servindo de prelúdio para o vindouro EP “Fera Visher”, ainda sem data de lançamento. A faixa remete diretamente à bandas underground da década de 90, mas como é o único registro, não se sabe se será esse o som a permear todo o registro.
Para quem gosta de: American Football, Reverie Sound Revue, Estrela

PERNAMBUCO: AltNewspapper
Trio Eterno – Pra Começar
rock/alternativo/experimental
A Trio Eterno é uma banda formada por duas pessoas, dito isso pode até soar estranho o nome, mas o importante aqui é o som. Os dois membros deste projeto são velhos conhecidos da cena pernambucana (e até nacional), Felipe S é vocalista da banda Mombojó, André Édipo é músico que já tocou diversos artistas (China e Lulina, para citar alguns) e fez parte da boa fase da banda olindense Bomsucesso Samba Clube. No Trio Eterno, ambos dão vazão a sua produção exacerbada, seja Felipe com suas diversas letras, melodias criadas e engavetadas diariamente, e André, com suas composições musicais há muito feitas e não necessariamente aproveitadas em seus projetos (ou com artistas que ele tem parceria). Mas, não pensem com isso que o Trio Eterno é uma banda de sobras, diversas destas melodias e letras foram mexidas, adaptadas, refeitas e são realmente novas deste processo, que conta com a produção de Arthur Jolly. A inédita canção “Pra Começar”, vai como mais uma prova da qualidade do que virá no primeiro disco do grupo, que deve sair ainda em 2013.
Pra quem gosta de: artistas pernambucanos

Jonnata Doll & Os Garotos Solventes - Namorada Fantasma
punk-rock-new-wave
A cena rock de Fortaleza, pra quem não sabe, já foi muito movimentada. Como a maioria dos movimentos da cidade, eles nascem, crescem descontroladamente e vão sendo deixados no canto na mesma velocidade que surgiram. Mas há os resistentes, os que não têm medo (seja de andar a pé pelas ruas ou de fazer música paulada na orelha). Jonnata Doll & Os Garotos Solventes talvez seja uma das bandas mais importantes e ativas de Fortaleza. Jonnata, porta-voz da banda, é performático e despe-se [literalmente] de todas as convenções freak do cotidiano.
Para quem gosta de: New York Dolls, The Clash, Secos e Molhados

RIO GRANDE DO SUL: Ignes Elevanium
Rotten Filthy – The Hate Show
death/thrash metal
A banda Rotten Filthy se formou em 2006 em Cachoeira do Sul/RS, executando um excelente death/thrash mtal com claras influências do Sepultura e Pantera mas com uma pegada levemente mais técnica e tocado de forma absolutamente contagiante. A faixa escolhida faz parte do único lançamento oficial dos caras até a data, o EP “Empires Will Fall” e a banda encontra-se atualmente em processo de gravação de seu primeiro full-lenght. Banda extremamente promissora, que abriu pro Korplikaani ano passado e já faz vários shows pelo RS. Fiquemos de olho, que os caras são ótimos.
Para quem gosta de: Sepultura, Pantera, Slayer

MATO GROSSO: Factóide
Diholéx feat. MC Sabid0 - Nunca Deixe de Lutar
reggae/pop rock
A Diholéx é uma banda nova, mas que já teve um 2012 atribulado. Calcados no reggae e no pop rock, tem grande sintonia com o som que o pessoal mais novo gosta de ouvir. Nessa canção em especial, conta com a participação do MC Sabid0.
Para quem gosta de: Cone CREW, Diretoria, Planta & Raiz

PARANÁ: Defenestrando
Cadillac Dinossauros – And Lee Rock And Roll, Cantor Compositor Eletricista Encanador
samba de breque/samba-rock
Formada em Ponta Grossa em 2006, o Cadillac Dinossauros leva o nome do tradicional jogo que fazia sucesso entre a molecada em fliperamas. O nome bem-humorado já dá conta da extroversão do grupo, reiterada em agitadas músicas que misturam rock e funk. Uma das mais divertidas faixas deles, no entanto, é um samba de breque: “And Lee Rock And Roll, Cantor Compositor Eletricista Encanador” conta a história e homenageia um personagem verdadeiro, que vive em uma das maiores cidades do interior do Paraná.
Para quem gosta de: Moreira da Silva e Rolling Stones

Nenhum comentário: