Instagram

30 de julho de 2011

Coquetel Molotov 2011 divulga primeiras atrações

A fenomenal banda experimental norte-americana HEALTH, o elogiado cantor e compositor paulista Romulo Froes e a banda britânica Guillemots (cuja formação possui um brasileiro) são algumas das atrações do festival Coquetel Molotov deste ano, que acontece nos dias 14 e 15 de outubro em Recife (sede do festival e da produtora de mesmo nome) e também promove ações em Salvador no mesmo mês (nos dias 11 e 12). Esta será a 8ª edição do festival, um dos principais do país dedicado à música de vanguarda mundial.


Nos últimos anos o Coquetel Molotov foi responsável por apresentar, de diferentes formas (revista, programa de rádio, shows, site), parte do que há de mais interessante na música experimental brasileira e internacional. Também permitiu que o público do Recife (e, nos últimos anos, também de Salvador) visse de perto artistas destacados no circuito indie mundial, como Beirut, Dinosaur Jr, Tortoise, Prefuse 73 e Teenage Fanclub.



29 de julho de 2011

Últimos dias para inscrição no festival Transborda 2011


A 2ª edição do festival Transborda, realizado pelo coletivo Pegada em Belo Horizonte, está em fase de pré-produção e artistas interessados em se apresentar podem se inscrever através de edital publicado na plataforma Toque no Brasil. Bandas de quaisquer regiões brasileiras podem participar, contanto que tenham trabalhos autorais. Ao todo serão selecionados cinco artistas para se apresentar no dia 17 de setembro, cada um deles em um centro cultural da Prefeitura de Belo Horizonte (localizados nas regiões da Lagoa do Nado, Padre Eustáquio, Regina, São Bernardo e Serra). Aos selecionados, a produção oferece ajuda de custo para transporte entre cidades (para o caso de bandas cujos integrantes residam fora de BH), transporte local, alimentação e hospedagem.

O festival Transborda acontece entre 10 e 18 de setembro em casas noturnas, centros culturais e espaços públicos de BH e as inscrições de bandas podem ser feitas até o dia 3 de agosto, gratuitamente, via Toque no Brasil.

Aqui, uma amostra do que rolou no festival em 2010 através do encontro da banda belo-horizontina de pós-rock Constantina com o guitarrista Bruno Kayapy, da Macaco Bong.

26 de julho de 2011

O fim do Pop Up!

Imerso no festival Escambo durante a semana passada acabei demorando a saber sobre o fim de um dos meus blogs musicais favoritos: o Pop Up!, do recifense Bruno Nogueira. Há meses o Pop Up! havia diminuído seu ritmo de atualizações e os rumos acadêmicos da carreira do Bruno (atualmente no doutorado) indicavam transformações, mas não imaginava ver o fim do blog. 

Na mensagem sobre o encerramento do blog algo que não entendi bem foi a menção ao Fora do Eixo: "O fato é que este blog se viciou em falar em algo que não me interessa mais como jornalista: a atual cena independente brasileira no contexto construído atualmente a partir dos avanços do Fora do Eixo. Não vou fazer um juízo de valor aqui. Se é bom ou ruim, o importante é que é algo que não me interessa (mais uma vez, enquanto jornalista)". De qualquer forma, é algo que poderei colocar em pauta no debate que mediarei em setembro na Universidade Federal de Minas Gerais com a presença do Bruno (mais detalhes em breve).

Para relembrar, fica aqui um trecho da primeira entrevista publicada no Meio Desligado, feita com o Bruno Nogueira em dezembro de 2006. 


Fala-se muito nas possibilidades geradas pela internet para que os artistas independentes divulguem seus trabalhos e na "morte das gravadoras". Porém, ao se analisar a programação das rádios, é possível perceber que a maioria dos artistas veiculados são contratados de grandes gravadoras. Na sua opinião, é correto afirmar que no Brasil as gravadoras ainda controlam a música pop? 
A música - e o mercado de música - no Brasil é tradicionalmente atrasado. Para ter uma idéia, a produção efetiva de música só chegou aqui no século XVII, com a vinda da família real. Quando o Brasil começou a desenvolver suas próprias características, a ditadura militar fez um grande bloqueio no acesso a informação. O que a gente vive é um reflexo disso. É correto afirmar que as gravadoras controlam a música pop sim, porque é um formato antigo e o Brasil não se adaptou ainda. 
Os últimos anos na Europa foram marcados pelo movimento das bandas que primeiro se tornam famosas na internet, de forma independente, para então assinarem com uma grande gravadora. No Brasil, o movimento contrário ocorre já há alguns anos, com artistas consagrados abandonando as majors. Qual seria o fator (ou fatores) determinante(s) para essas realidades díspares? 
Lá fora, os artistas se lançam independentes, mas assinam com uma major sim. Lilly Alen foi assim, Franz Ferdinand Interpol também foram assim.O que não existe ainda, no Brasil, é esse olhar para a Internet. Exceto recentemente, quando o Moptop foi contratado pela Universal. Tirando esse novo caso, historicamente nenhum artista se deu realmente bem por ter se lançado online. O Cansei de Ser Sexy entrou na Trama, mas a Trama ainda é uma gravadora muito pequena.

22 de julho de 2011

Festival Escambo 2011

Correria total na produção do festival Escambo, rolando desde segunda-feira na cidade histórica de Sabará/MG. Hoje tem shows do Marcelo Jeneci e Emicida, de graça, no festival. Amanhã, entre as várias atrações, tocam Cabruêra, Autoramas, Flávio Renegado e Perrosky (Chile). No domingo tem mais: Marina Machado, O Melda, Lise, Retrigger e outros.

O Escambo é produzido pelo coletvo Fórceps e sedia o Congresso Fora do Eixo Minas. Parte do que tem acontecido no festival pode ser visto no circuitomineiro.org.


22.07 (sexta feira)
Fomentando a Cena
8h30 - Reunião do Fórum de Secretário de Cultura da RMBH
Local: Salão Nobre da Prefeitura
Congresso Fora do Eixo Minas
10h - 13h - GTs
14h - 18h - GTs
Local: Escola Municipal Padre Sebastião Tirino
Fomentando a Cena
14h - 16h Oficina Software Livre - Módulo II
Oficineiro: Carlos Gomes (Coletivo Guerrilha Gig, Franca - SP)
Local: Escola Municipal Padre Sebastião Tirino
14h - 18h Oficina Midialivrismo
Oficineiros: Equipe de comunicação do Fora do Eixo Minas
Local: Escola Municipal Padre Sebastião Tirino
14h - 18h Oficina Live Cinema
Oficineiros: Murilo Esteves, Wanderson Gonçalves, Bruno Dias, Vjs, integrantes do Coletivo Pixx Fluxx, Vitória - ES
Local: Escola Municipal Padre Sebastião Tirino
Fomentando a Cena
18h Lançamento do Calendário Mineiro de Festivais Independentes
Local: Teatro Municipal 
Shows
19h30 Peça Oratória em Primeira Pessoa (Sabará-MG)
20h30 Monograma (Belo Horizonte-MG)
Local: Teatro Municipal
Shows
21h Emicida (São Paulo-SP)
22h Marcelo Jeneci (São Paulo-SP)
Local: Praça Melo Viana
Shows
0h Defensores do Caos (Sabará-MG)
0h30 Cidadão Comum (Ribeirão das Neves-MG)
1h20 Relpis (Araraquara-SP)
2h10 Lupe de Lupe (Belo Horizonte-MG)
3h Festenkois (Belo Horizonte-MG)
Local: Porto Farol

23.07 (sábado)


Fomentando a Cena 
15h Seminário “A cultura independente e a grande mídia”
Convidados: Cinthya Oliveira (Jornal Hoje em Dia), Israel do Vale (coordenador do portal Conexão Vivo) 
Local: Auditório do Hotel Corte Real
17h Painel Programa Música Minas (Fórum da Música de Minas Gerais)
Local: Auditório do Hotel Corte Real
Shows
19h Manolos Funk (Vespasiano-MG)
20h 4instrumental (Sabará-MG)
21h Renegado (Belo Horizonte-MG)
22h Cabruêra (Campina Grande-PB)
Local: Praça Melo Viana
Shows
0h Basura (Sabará-MG)
0h30 Thespian (Belo Horizonte-MG)
1h20 Perrosky (Santiago-Chile)
2h10 Jair Naves (São Paulo-SP)
3h Autoramas (Rio de Janeiro-RJ)
Discotecagem: Gil Radiola 
Local: Porto Farol

24.07 (domingo)


Shows
15h retrigger (BH)
16h O Melda (BH)
17h Lise (BH)
18h Rodrigo Borges (BH)
19h Marina Machado (BH)
20h Celso Moretti (BH) 
Local: Praça Melo Viana

18 de julho de 2011

Minha oficina de ferramentas digitais, fabricação de pedais de efeitos e outras no festival Escambo

Entre os dias 19 e 22 de julho o Festival Escambo realiza uma série de oficinas na cidade histórica de Sabará, a 20 km de Belo Horizonte. Todas as oficinas são gratuitas e acontecem no período da tarde, abordando assuntos como fabricação de pedais de efeitos sonoros, iluminação, VJing e transmissão de vídeo e áudio através da internet. Para mim, as oficinas são especiais pois na quarta-feira, 20 de julho, sou o responsável pela oficina de ferramentas digitais de produção e compartilhamento de conteúdo. A oficina acontece entre 14h e 18h na Escola Municipal Padre Sebastião Tirino (no centro histórico da cidade, bem fácil de chegar). Pretendo apresentar cerca de 50 ferramentas (entre extensões, serviços online, aplicativos e softwares) e alguns conceitos que podem potencializar a atuação online dos participantes.

Para se inscrever basta preencher esse pequeno formulário.

OFICINAS

Fabricação de pedais  
Ministrada pelo guitarrista da banda Easy Riders, de Uberlândia, a oficina de fabricação de pedais é voltada para músicos que tenham interesse em colocar conhecimentos básicos de fabricação de pedais (Mini Fuzz) em prática em seu favor, ao compreenderem como não apenas criar, mas também modificar os timbres de outros pedais.
Data: 19 e 20/07
Horário:
19/07 - 14h às 16h
20/07 - 14h às 17h
Local: Escola Municipal Padre Sebastião TirinoO que levar: Ferro e sugador de solda, solda


Oficina Técnica de Iluminação no Interior
A oficina de iluminação, ministrada pela equipe do Núcleo Técnico de Artes Cênicas - NUTAC que tem como Coordenador Wladimir Medeiros, artista técnico e iluminador, técnico de luz e light designer, visa reciclar e dar treinamentos a pessoas que já atuam nessa área técnica e iniciar leigos profissionalmente. As aulas serão dadas por Geraldo Octaviano, diretor teatral, ator, professor do TU-UFMG/NUTAC e iluminador e Felipe Cosse, light designer, professor do NUTAC, iluminador, ex.técnico de luz do Galpão Cine Horto.
Data: 19 a 21/07
Horário:
19/07 - 9h às 12h e 13h às 18h
20/07 - 9h às 12h e 13h às 18h
21/07 - 9h às 12h
Pré-requisitos: Idade mínima de 16 anos
Local: Teatro Municipal de Sabará e Escola Padre Sebastião TirinoImportante: A primeira aula da oficina será ministrada na Escola Padre Sebastião Tirino.


Midialivrismo
Com o intuito de formar agentes de comunicação livre e multiplicar o pensamento de trabalho colaborativo e interdisciplinar nas áreas de comunicação, os integrantes do Centro Multimídia Fora do Eixo Minas ministrarão oficina focada em planejamento e execução de cobertura de eventos seja em texto, vídeo, foto e novas mídias, principalmente voltados para internet. A oficina busca passar conhecimento com uma linguagem simplificada e ferramentas acessíveis, além de discutir os conceitos envolvidos na forma de trabalho do Centro Multimídia, como o Cidadão Multimídia e Repórter Multimídia. A oficina também inclui a realização da cobertura colaborativa do Festival Escambo.
Data: 22/07
Horário:
Teoria - 9h às 12h
Prática - tarde e noite, durante o festival
Pré-requisitos: Não possui
Local: Escola Municipal Padre Sebastião Tirino

Ferramentas digitais e mídias sociais
A oficina, ministrada por Marcelo Santiago, editor do Meio Desligado, blog sobre música independente e cultura digital, propõe uma abordagem expositiva e participativa de ferramentas digitais de produção e compartilhamento de conteúdo na internet.

Data: 20/07
Horário: 14h às 18h
Pré-requisitos: não possui
Local: Escola Municipal Padre Sebastião Tirino


Software livre, transmissão e edição de áudio e vídeo em sl   
Ministrada por Carlos Gomes, integrante do coletivo Guerrilha Gig e um dos responsáveis pela gestão do servidor do Circuito Fora do Eixo, a oficina é dividida em 2 módulos: o primeiro, com duração de 2 horas, visa apresentar para o público com conhecimentos básicos de informática e/ou interesses no universo de software livre conceitos que se baseiam em ferramentas e ambientes de domínio publico pela internet. Já o segundo módulo, com duração de 4 horas, visa apresentar as ferramentas de edição e transmissão online de áudio e vídeo disponíveis em software livre e experimentar produzir conteúdo com estas. A oficina inclui a transmissão do festival pelos participantes do módulo II.
Horário:
21/07 - 14h às 16h
22/07 - 14h às 18h
Pré-requisitos: conhecimentos básicos de informática
Local: Escola Municipal Padre Sebastião Tirino
Data: 21 e 22/07


VJ - Live cinema
       
Ministrada pelo coletivo PixxFluxx, a oficina de VJ/Live Cinema pretende ensinar conceitos básicos sobre a cultura livre/open source e a cultura do remix, com técnicas básicas sobre VJ (hardware e software), videoinstalação e arte interativa. Ao final da oficina os alunos poderão desenvolver seus próprios trabalhos e terão a oportunidade de participar das apresentações visuais que o coletivo PixxFluxx fará durante o festival escambo.
Data: 21 e 22/07
Horário:
21/07 - 14h às 18h
22/07 - 14h às 18h
Pré-requisitos: não possui
Local: Escola Municipal Padre Sebastião Tirino
O que levar: computador, pendrive com banco de loops de vídeos*
*Seguem alguns sites para downloads de vídeos com narrativas e estéticas diversas. É interessante que cada inscrito faça pesquisas de vídeos que mais se identifica, possibilitando uma diversidade maior nas experiências e apresentações durante o festival. OBS: Para usuários Mac, baixar .mov e usuários Windows baixar .avi.
Além dos loops prontos, os inscritos podem levar vídeos próprios, sendo necessário apenas recortar em pequenos trechos de 10 segundos a 1 minuto.
Sites de loops free.
http://www.archive.org/details/vj_loops - variados tipos de loops. Não precisa de login.
http://www.vjvault.com/ - site com loops diversos. É necessário fazer cadastro para login.