Pesquisar este blog

Carregando...

16 de abril de 2011

Resumos diários do Twitter e Facebook: Paper.li e Summify

Um dos pontos negativos do grande fluxo de informações que circula pela internet diariamente pode ser a sensação de estar perdendo algo importante a cada instante, seja no Twitter, Facebook ou blogs e sites diversos. Milhares de informações circulam por suas redes sociais a cada hora e não conseguir acompanhar tudo isso é fonte de constante ansiedade em algumas pessoas.

Para permanecer atualizado ao menos em relação aos principais tópicos comentados entre seus amigos no Twitter e Facebook existem opções como o Paper.li e o Summify.

O Paper.li, disponível em português, apresenta-se como opção para ler Twitter e Facebook como se fossem "jornais diários". Na prática, isso significa que o Paper.li gera uma página diária com os assuntos mais comentados pelas pessoas seguidas por você, disponibilizada em um endereço personalizado, como o http://paper.li/meiodesligado. Ele pode ser atualizado diariamente, em duas edições diárias (manhã e noite) ou semanalmente, e envia automaticamente no Twitter (no horário selecionado pelo usuário) o link com a nova "edição do jornal".


O Summify funciona de maneira semelhante e cria resumos periódicos com os assuntos em destaque em suas redes no Twitter e Facebook (o que é importante ou não é definido a partir de critérios como número de retweets, quantos vezes a publicação foi "curtida" e/ou compartilhada). Os resumos criados são enviados para o email do usuário em períodos definidos (são mais opções do que no Paper.li) e o número de mensagens incluídas no resumo é de até 10. Uma das vantagens do Summify é que ele também importa feeds OPML e do Google Reader, filtrando os assuntos que mais se destacaram nesses ambientes. A desvantagem é que o serviço até gera uma página web com os resumos (além daquele que é enviado por email), mas este é acessível apenas ao dono da conta.

No geral, Paper.li e Summify são opções simples e úteis para se manter informado sem ter que passar ainda mais horas garimpando por informação relevante na web. E o melhor: de graça.

3 comentários :