Pesquisar este blog

Carregando...

25 de janeiro de 2011

Música independente, festivais e Fora do Eixo em matéria d´O Tempo

Meu amigo Carlos Andrei, com quem fiz meu projeto experimental de conclusão do curso de jornalismo, publicou hoje no jornal O Tempo, de BH, uma boa matéria sobre a cena musical independente, com destaque para as ações relacionadas ao Circuito Fora do Eixo. A matéria completa está no site do jornal, abaixo você tem uma prévia.

Se no ano passado os festivais de música independente mostraram a sua efervescência e força catalisadora de ações culturais, em 2011 a expectativa é que o ritmo seja mantido, com possibilidades ainda maiores de crescimento. E boa parcela do motivo dessa expansão se deve não só ao empenho dos músicos, mas à presença de artistas de vários segmentos, que cada vez mais associam-se às esferas dos eventos de música para juntos trazerem novo frescor ao seu significado.

Contextualizados pela era dos coletivos, os projetos responsáveis por movimentar a cena independente - produzida à margem dos interesses predominantes do mercado das artes - vêm passando por mudanças expressivas nos últimos anos. Fato que pode ser percebido na maior flexibilidade dessas realizações em conceber diálogos com outras áreas.

Dessa forma, o presente aponta para uma alteração no próprio perfil dos festivais, que, quanto mais novos, mais nitidamente apresentam-se impregnados pela perspectiva de integração artística. 

Nenhum comentário :