Pesquisar este blog

Carregando...

3 de outubro de 2010

Espaços Culturais: 2° seminário internacional de gestão cultural

Com inscrições esgotadas (eram 300 vagas) em todas as suas atividades, o Espaços Culturais: 2° seminário internacional de gestão cultural é um dos raros projetos que se propõem a discutir aspectos mais teóricos e filosóficos que permeiam a gestão cultural. Sua programação reúne profissionais renomados no Brasil e no exterior entre os dias 5 e 8 de outubro em Belo Horizonte, no espaço cultural CentroeQuatro, localizado no centro da cidade.

Mesmo sabendo que já não dá mais para participar, você pode conferir a programação completa e, caso se interesse por alguma das mesas de debate, pesquisar na internet sobre os participantes. Com certeza encontrará muito conteúdo relevante.



5.10 | terça-feira | 20h
Evento de abertura Intervenções artísticas. 
 
06.10 | quarta-feira | 10h às 12h  
Conferência: Espaço: criação da imaginação Os conceitos ocidentais de espaço. Na poesia: Dante e o espaço transcendental: inferno, purgatório, paraíso terreal e paraíso celestial. Na ciência: Galileu e o espaço cósmico: estrela, movimento, planeta, sistema solar. Nas artes plásticas: do renascimento, com o homem no centro da tela, ao abstrato, expansão máxima da imaginação. Na sociologia: espaço público e espaço privado. Na literatura: Guimarães Rosa e ‘o sertão é dentro da gente’. Na psicanálise: o útero, dimensões mínimas, felicidade máxima. Na filosofia: Bachelard e a poética do espaço. Nas narrativas dramáticas: cena-cenário-encenação, palco, telona e telinha como reconstruções públicas do espaço íntimo.
Conferencista:
Alcione Araújo - Escritor. 
 
06.10 | quarta-feira | 14h às 16h  
Mesa Redonda: Espaço como Imaginário O que é espaço? O que é pensar a cultura e as artes a partir de espaços? Como entendemos a configuração de lugares dedicados à subjetividade, à memória, à percepção e ao conhecimento? Como se configuram e reconfiguram os espaços culturais a partir do advento das novas tecnologias, das redes virtuais, do fenômeno dos campiblogs, you tube, twitter? A multiplicidade dos espaços de significação impõe uma reflexão profunda sobre o lugar e as características dos locais destinados à produção e à fruição das artes, da cultura e do conhecimento. Propomos identificar essas configurações a partir da construção subjetiva e do imaginário.
Convidados:
Stéphane Huchet – Professor Associado, Departamento de Análise Crítica, Escola de Arquitetura da UFMG –
Belo Horizonte/MG
Leonel Kaz – Curador do Museu do Futebol – São Paulo/SP
Mediador: Eduardo de Jesus – Professor da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas – Belo Horizonte/MG 

06.10 | quarta-feira | 17h às 19h  
Entrevista: A Cidade como Espaço Cultural Pensar o espaço cultural como ocupação e intervenção urbana, como projeto de memória e de revitalização de uma cidade ou sítio histórico. Experiências de cidades, bairros e comunidades que se mobilizam a partir de agendas culturais. Propomos discutir os projetos culturais que têm como locus de ação o espaço urbano e a arquitetura do espaço. A cidade como acontecimento: encontros, conhecimentos e reconhecimentos.
Convidados:
Mauro Munhoz - Diretor Presidente da Associação Casa Azul / Diretor da Mauro Munhoz Arquitetura – São Paulo/SP
Aimar Labaki – Dramaturgo, diretor, roteirista, ensaísta e tradutor - São Paulo/SP
Representante da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais – Belo Horizonte/MG
Entrevistadora: Jacqueline Guimarães Ferreira – Jornalista – Belo Horizonte/MG

06.10 | quarta-feira | 20h às 23h
Experiência Criativa como Espaço Intervenções. 
 
07.10 | quinta-feira | 10h às 12h  
Conferência: Lugares e agentes para a produção de teoria A necessidade para o pensamento crítico ainda pode ser canalizada através da rota tradicional de cultura? Qual é o escopo para a produção e difusão dentro da geopolítica do conhecimento cultural local? Quem e onde se produzem as teorias? Podemos construir novas teorias ? Qual seria a educação mais eficaz para não reproduzir o modelo de spin ? Vocês usam as teorias para pensar no futuro? Devemos pensar no futuro?
Conferencista:
Martí Peran – Professor Titular de Teoria da Arte da Universidade de Barcelona/Espanha 
 
07.10 | quinta-feira | 14h às 16h 
Mesa Redonda: A arquitetura do espaço e suas linguagens A influência do projeto arquitetônico na concepção do espaço cultural como lugar de ocupação e de intervenções urbanas. O que pode ser a experiência desse espaço sobre o qual se realiza uma intervenção? O espaço pode ser mediador entre sujeito e obra? A experiência da arquitetura depende da experiência estética, mas também da experiência do cotidiano. Como lidar com essas linguagens? O impacto socioeconômico e cultural a partir da requalificação de áreas urbanas.
Convidados:
Estudio de Arquitectura y Paisaje - Paisajes Emergentes – Medellín/Colômbia
Fernando Maculan – Diretor da A&M Arquitetura – Belo Horizonte/MG
Pedro Mendes – Diretor Artístico do JA.CA – Belo Horizonte/MG
Natacha Rena – Arquiteta e designer, professora dos cursos de Arquitetura e de Design da UFMG e FUMEC. Coordenadora de projetos sócio-ambientais do JA.CA. – Belo Horizonte/MG

07.10 | quinta-feira | 17h às 19h  
Entrevista: Artes, expressões artísticas e linguagens Ambientes expositivos e processo de curadoria: a relação do sujeito com a obra. Quais as questões contemporâneas mais relevantes? Como se educa esteticamente no mundo de hoje? Se educa? O uso das tecnologias e a relação com as mídias.
Convidados:
Marcello Dantas – Magnetoscópio – São Paulo/SP
Lucas Bambozzi – Artista, curador do Vivo arte.mov – São Paulo/SP
Entrevistador: Israel do Vale – Jornalista, produtor e empreendedor cultural – Florianópolis/SC

07.10 | quinta-feira | 19h30 às 22h  
Sarau aberto comandado por Sérgio Vaz da Cooperifa 
 
08.10 | sexta-feira | 14h às 19h  
Mesa Redonda: O espaço como experiência: repertório e gestão Refletir sobre espaços culturais a partir dos desafios da contemporaneidade, linguagens, repertórios, características programáticas, da gestão e organização institucional, tendo como parâmetro os temas refletidos durante este encontro. Destaca-se a concepção de sustentabilidade financeira, construção de parcerias, trabalhos de cooperação e, ainda, no que se refere à composição e formação de recursos humanos. 
 
08.10 | sexta-feira | 14h às 16h  
Convidados nacionais: Antônio Carlos de Moraes Sartini - Diretor do Museu da Língua Portuguesa – São Paulo/SP
Jochen Volz – Diretor-Artístico do Instituto Inhotim – Brumadinho/MG
Sérgio Vaz – Poeta e fundador do Sarau da Cooperifa – São Paulo/SP
Carlos Gradim – Gerente Executivo do Plug Minas – Belo Horizonte/MG
Mediador – Romulo Avelar – Gestor Cultural – Belo Horizonte/MG

08.10 | sexta-feira | 17h às 19h 
Convidados internacionais: Christian Jardón - Coordenador de Comunicação e Difusão do Faro do Oriente - Cidade do México/México
Gloria Inês – Diretora Geral de Biblioteca Pública Piloto de Medellín para América Latina – Medellín/CO
Maria del Valle – Diretora Geral do Centro de Creación de Las Artes de Alcorcón/Espanha
Mediadora: Hannah Drumond – Especialista em produção e crítica cultural

08.10 | sexta-feira | 20h  
Evento de encerramento

Nenhum comentário :