Pesquisar este blog

Carregando...

15 de abril de 2009

A fuga de Thiago Pethit e as paisagens em um caminho incerto

Thiago Pethit por Autumn SonnichsenLembro-me perfeitamente do momento em que, durante o festival Eletronika 2008, em BH, conversava com o Guizado sobre a capacidade da música instrumental fazer com que o ouvinte construa imagens mentais únicas baseado apenas no som e algumas poucas palavras usadas para nomear a música em questão, resultando em experiências singulares e às vezes indecifráveis, inexplicáveis.

Esse poder sinestésico presente em algumas obras (e que encontra respostas mais fortes em certas pessoas) foi o que mais me chamou atenção em "Fuga n°1", novo single virtual de Thiago Pethit. A canção de Pethit não é instrumental e sua letra não é complexa. Mesmo assim, é excelente exemplo da força da música em extrapolar o campo sonoro e permitir novas reações em quem a escuta.

De início solitário e a bela voz indicando um coração partido, "Fuga n°1" cresce em constante profusão de instrumentos e angústia, carregada de um bucolismo majestoso e triste, como se fosse a música tocada por uma trupe circense perdida e sem perspectiva em meio aos campos e tocar fosse tudo que lhes restasse.

Demonstrando evolução em relação ao (bom) trabalho apresentado no EP Em Outro Lugar, de 2008, Thiago Pethit caminha entre o indie folk exótico cujo maior representante é o Beirut e a melancolia acústica de Nick Drake, sem, no entanto, deixar claro qual será o caminho trilhado.

- - - - -

O single "Fuga n°1" contou com lançamento virtual simultâneo em vários blogs brasileiros nesta quarta-feira. Abaixo estão os links para download da música e do EP Em Outro Lugar, além dos blogs que participaram do lançamento.

Fuga n°1
Em Outro Lugar

4 comentários :