Instagram

31 de março de 2008

Mistureba *

>> Sabe aquela garota da foto no texto sobre uma noite muito louca e as travessuras do Juarez (meu irmão gêmeo que dizem ser meu alter-ego, mas é mentira!) pós-show do Interpol? Descobri que poucos minutos antes dela ficar naquela situação ela estava dando uns amassos em um amigo meu e ele, ao perceber que ela não estava bem, a deixou descansando. Descansando? Você viu a foto do que é "descansar"?

>> A antiga revista Dynamite, que há algum tempo funciona exclusivamente na internet, lançou sua nova versão esse mês. Apesar do visual ser brega não ter ficado exatamente bonito (o que é aquele fundo gradiente azul e branco? Parece aquela arte visual parada no tempo usada pela TV Globo, tsc tsc), o site está mais dinâmico, com melhor utilização de recursos multimídia e maior destaque para as notícias na página inicial. Nesta nova fase, a Dynamite acabou com suas colunas semanais e as transformou em blogs (finalmente). O melhor desta transformação é que o dinossauro junkie Humberto Finatti agora nos presenteia com atualizações mais constantes, mas é claro que ainda não se adaptou ao formato blog. Continua publicando loooongos testamentos sobre vários temas em um único post, ao invés de dividir os assuntos em vários textos menores e publicados ao longo dos dias. Já mandei um email pro Finatti, dando o toque. Da última vez funcionou.

>> Colocaria o link mostrando que da última vez realmente funcionou, mas onde foram para os arquivos da coluna do tio Finatti?

>> O Cansei de Ser Sexy agora é simplesmente CSS, para facilitar a assimilação à banda na gringolândia. Coisas da globalização, saca? Agora vai ser um inferno no Google, todo mundo caindo nisso.

>> Procurando por downloads de indieces brasileiras? Uma boa opção é o blog Música Indie / BR, no qual você encontra desde bandas dos anos 90 e 80, como Fellini e Mopho até novidades da cena independente, como o novo CD do Violins, Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta, FireFriend, entre outros.

>> Interessou nos downloads? Que tal os novos CDs do Turbo Trio (Baile Bass), 3 na Massa (Na Confraria das Sedutoras) e... e... não achei outro!

>> Querendo conhecer melhoras as bandas de rock alternativo da América do Sul? O Bruno, do Pop Up! (que ficou fora do ar durante algumas semanas e voltou com tudo), fez uma boa reportagem sobre o assunto e indicou algumas bandas. Vale a pena conferir.

This is the end.

* "Mistureba" é um recurso utilizado quando você tem muitas coisas para falar mas:
a) nenhuma delas rende um texto suficientemente interessante
b) você está com preguiça de escrever
c) você não tem tempo de escrever
d) outras pessoas já escreveram sobre o assunto, então para que escrever se você pode linkar?
e) a vida não tem sentido mesmo

Abril Pro Rock 2008

Em 2008, o festival Abril Pro Rock completa 16 anos e estréia nova fase, com melhor estrutura, mais atrações internacionais e maior integração com a Abrafin - Associação Brasileira dos Festivais Independentes, da qual será sede da primeira reunião nacional.

Este texto será completado logo, logo. Não fique sentado esperando. Faça algo útil e volte depois. Se quiser, clique nas propagandas nesse meio tempo e me dê alguns centavos. Já viu as horas? Tenho mais o que fazer agora, tipo dormir.

Programação de shows

11.04 - Sexta-feira, 21h
Banda do Link Musical - Palco 3
The Sinks (RN) - Palco 3
Project 666 (PE) - Palco 2
Mukeka di Rato (ES) - Palco 1
Zumbis do Espaço (SP) - Palco 2
The New York Dolls (EUA) - Palco 1
Vamoz (PE) - Palco 2
Bad Brains (EUA) - Palco 1

12.04 - Sábado, 17 h
Banda do Link Musical - Palco 3
Erro de Transmissão (PE) - Palco 3
Sweet Fanny Adams (PE) - Palco 2
Barbiekill (RN) - Palco 3
Autoramas (RJ) - Palco 1
Violins (GO) - Palco 2
Céu (SP) - Palco 1
Vítor Araújo (PE) - Palco 2
Wander Wildner (RS) - Palco 1
Rockassetes (SE) - Palco 2
Júpiter Maçã (RS) - Palco 1
Superguidis (RS) - Palco 2
The Datsuns (Nova Zelândia) - Palco 1
Pata de Elefante (RS) - Palco 2
Lobão (RJ) - Palco 1

27.04 - Domingo, 20h
Gamma Ray - Palco 1
Helloween - Palco 1

29 de março de 2008

2 anos de Overmundo - Valorização da cultura brasileira através da internet

Sem muito alarde, o portal Overmundo completou dois anos de existência neste mês de março. Uma das melhores e mais inovadoras iniciativas da internet brasileira, inclusive alcançando repercussão internacional, o site é um imenso portal colaborativo que agrega as mais diversas manifestações culturais brasileiras.

Nestes dois anos, cerca de 25.400 colaboradores se cadastraram no portal e publicaram mais de 3.500 matérias na principal seção do portal, o Overblog. São textos sobre os mais diversos aspectos da cultura brasileira, desde reflexões um pouco mais intimistas sobre a situação sócio-cultural do país à cobertura de eventos que não possuem espaço na grande mídia.

Além do espaço para as matérias, o Overmundo também possui dicas culturais em seu guia e na agenda, além de manter um banco de cultura cada vez mais organizado, no qual os colaboradores publicam músicas, vídeos, contos, poesias, fotografias (como as que ilustram este texto) e demais formas artísticas que podem ser transformadas para o formato digital. Até mesmo CDs e filmes inteiros estão disponíveis para download no site.

Alguns dos fatores que mais chamam atenção no Overmundo são seu pioneirismo na inserção do Creative Commons na internet brasileira, sua constante evolução e transparência nas ações que determinam o futuro do site. Todo seu conteúdo está licenciado através do Creative Commons, forma alternativa de direito autoral, e seu código também está aberto para ser utilizado por desenvolvedores de todo o mundo. Já as transformações realizadas no site são discutidas na seção Observatório e no Mapa de Desenvolvimento, no qual estão listadas "informações sobre o processo técnico de construção e produção de novas ferramentas para a comunidade do Overmundo". Através dessa seção é possível saber, por exemplo, que está em fase de desenvolvimento um tutorial em flash para apresentação do Overmundo aos usuários iniciantes.

Outro destaque são o Overfeeds, sistema que indexa blogs de cultura, e o Overmixter, um banco de samples e aúdio liberado para ser usado em remixes e demais produções musicais não-comerciais.

E para quem não tem tempo ou ânimo para visitar o site constantemente, uma dica: todas as seções do site possuem RSS. Então, basta assinar o feed da área que deseja (por exemplo, publicações na agenda relativas a eventos no Piauí) e acompanhar cada atualização através de seu leitor de RSS utilizado.

Acompanho o Overmundo desde seu início e foram muitas as vezes em que me surpreendi com colaborações publicadas. Lembro do início, quando poucos votos eram necessários para a publicação de uma colaboração e os comentários eram escassos. Hoje, o grande números de usuários fez com que mais votos fossem exigidos para a publicação no site e existem várias colaborações com 30, 50, até mais de 100 comentários, resultando em debates construtivos em torno da cultura nacional.

Existem oscilações no volume e qualidade do conteúdo publicado, é claro, mas é extremamente prazeroso fazer parte deste sistema em constante transformação e desenvolvimento. Seria bobagem tentar selecionar o material mais marcante que encontrei no site nesses dois últimos anos, portanto, segue abaixo apenas uma lista de colaborações que considero interessantes e que dão uma idéia da abrangência e qualidade do Overmundo.

Sugestões de leitura:
Como meu blog foi condenado por um 'comentário'
A nova decadência da cultura pernambucana
Bar e funerária
Livro em decomposição
O Creative Commons e os Direitos Autorais
O bom e velho jornalismo está morrendo

Ps.: nada se compara a visitar o site, navegar livremente pelas seções e buscar as mais inusitadas palavras-chave na pesquisa. Surpreenda-se.

Foto da placa: Egeu Laus / Foto da bicicleta: Letícia Lins / Foto do estádio: Ivo Coutinho de Moura

23 de março de 2008

UDR corrompe novas mentes com auxílio da platéia

Após a misteriosa saída do MC Carvão da UDR, Professor Aquaplay, auto-denominado "o outro cara da banda", finalmente saiu das sombras esta semana e comentou via email os motivos da separação, assim como o futuro da UDR.

Quando escrevi sobre a saída de Carvão, alguém brincou nos comentários se haveria um reality show no estilo do realizado pelo Bonde do Rolê na MTV para a escolha do novo vocalista e, por incrível que pareça, algo próximo disso acontecerá. Toda o processo está explicado no comunicado oficial que reproduzo abaixo, mas, para os preguiçosos de plantão, resumo a história assim: Aquaplay escolheu quatro otários candidatos que julga capazes para assumir o cargo de vocalistas da UDR e o público irá escolher dois deles para entrar na banda. A partir de agora, Aquaplay cuidará mais das bases da banda enquanto os novos vocalistas serão os palhaços "encarregados de arrancar risadas baratas" do público, segundo palavras do próprio.

A escolha se dará no inferninho clube/boate Mary in Hell, na próxima quarta-feira, 26 de março, e será devidamente filmada/fotografada pelo Meio Desligado, se tudo correr bem até lá.

O comunicado oficial, na íntegra:
"Crianças,

Saio do meu confinamento solitário para reiterar e comentar a saída do MC Carvão da U.D.R. Sem mais delongas, porque de longa já basta a minha, prossigamos.

Não houve necessariamente uma briga. Preferimos podar este laço de nossas vidas antes que acabássemos nos odiando. Não é fácil, mas estou aqui para esclarecer.

Desde os tempos de "MC Abutre e MC Carniça", a banda nunca teve a pretensão de sequer sair do nosso folclore mental. Com a adoção de um nome, a realização de shows e a composição de músicas e discos, foi inevitável. A besta acabou ganhando proporções maiores do que as jaulas de nosso retardo mental poderia suportar.

Esse crescimento gerou vários efeitos colaterais que culminaram na saída de MS Barney. Nos acostumamos. Com isso o rumo da banda mudou bastante. Explico com uma analogia:

Pessoalmente, sempre vi a U.D.R. como um carro desgovernado no qual caroneiros podiam embarcar para uma viagem louca e sem a pretensão de chegar a algum lugar. A minha maior preocupação era garantir aos caroneiros que a viagem na qual entraram fosse inesquecível e cheia de manobras loucas. Aparentemente, a satisfação era geral.

Porém, de uns tempos para cá, muito para meu desprazer, a banda ganhou características de uma linha urbana de ônibus. Itinerários, horários, capacidade máxima e outras amarras que simplesmente obscureceram a alma daquilo que sempre foi a U.D.R.

Para encurtar uma longa história, é simples assim: eu estava satisfeito com o carro desgovernado. MC Carvão preferia o ônibus urbano. Sem chegarmos a um consenso, ele preferiu fechar a conta e passar a régua.

Sem a menor vontade de tocar este bonde sozinho e sabendo que me dou melhor como músico de estúdio, tomei uma decisão.

A U.D.R. continua viva. Diferente, mas viva.

Estarei encarregado das produções musicais, composições e demais aspectos técnicos por trás dos panos. À frente, teremos duas novas caras. E é aí que entra a parte bacana de algo tão desagradável.

Demorei para me pronunciar justamente porque andei sondando algumas pessoas. Talentosos, amigos e sujeitos de disposição. Conversei com e averiguei a capacidade de sabe-se lá quantos infelizes. A peneira me deixou com quatro candidatos ao posto de novos integrantes da U.D.R.

Sob minha batuta mágica, dois deles ficarão encarregados de arrancar risadas baratas de vocês em shows. A melhor parte? Vocês os escolherão. Meu trabalho já foi feito, qualquer resultado me agradará. Resta saber se vocês saberão escolher com consciência.

Tudo isso vai acontecer em nossa terra, Belo Horizonte, no dia 26 de abril, na boate Mary In Hell (R. Tomé de Souza, 470, esquina com Prof. Moraes) a partir das 23 horas. É hora de tocar o foda-se e jogar mais gente na cova dos leões. Os detalhes serão devidamente divulgados em breve.

Já que estamos no embalo... neste sábado vai ao ar a última performance da U.D.R. com MC Carvão e Professor Aquaplay no programa Alto Falante. Aqui vão os horários:

NO BRASIL

- Sábado, 29/03: 11:15 da manhã, versão de 30 minutos pela TV Cultura
- Sábado, 29/03: Meio-dia, versão de 30 minutos pela Rede Minas

SÓ EM MINAS GERAIS

- Domingo, 30/03: 14:30, versão de 60 minutos pela Rede Minas

A performance chega quase que paralelamente com o lançamento de um LP da U.D.R. na Inglaterra, pelo selo Uppercuts. O vinil conta com as faixas "Clube Tião Caminhoneiro Hell" e "Bonde da Orgia de Travecos". Saiba mais em http://myspace.com/uppercutsyo.

Outra: pode ser ou não que eu ressucite momentaneamente o blog http://udr.blogspot.com para manter vocês inteirados a respeito dos candidatos que não passaram na peneira para fazer parte da banda. Como gosto de incertezas e ainda estou em dúvida, FIKADIKA OK.

Sem mais para o momento despeço-me com cordialidade e homoerorismo reprimido, do jeito que sempre foi, sempre será e sempre teve de ser.

Professor Aquaplay - O outro cara da banda."


E aqui estão os vídeos da sessão Alto-Falante da banda, na última aparição da antiga formação.

"Quero Ser do Boned do Rolê Comofas / risos risos"


"Todos Os Nossos Fãs São Gays"


"Gordinho Você Não É DJ"


Ps.: não curti muito essa nova fase da banda. Está longe de ter clássicos como "Bonde do Aleijado", "Gigolô Autodidata" e "Dança do Pentagrama Invertido".

22 de março de 2008

Wado, Grenade e M.Takara liberam álbuns para download

O acesso à boa música está mais fácil. Além de se encontrar quase qualquer música que se deseje via torrents, blogs e programas peer-to-peer como Soulseek, cada vez é maior o número de artistas que disponibilizam, por iniciativa própria, seus CDs para download. Entre os nomes interessantes a aderir à prática recentemente estão Wado, Grenade e M. Takara (este, adepto nem tão recente).

O catarinense ("mas criado em Alagoas", a mídia sempre ressalta) Wado liberou toda a sua discografia (quatro CDs) para download em seu site oficial, com destaque para seu novo álbum, Terceiro Mundo Festivo, lançado no início deste ano. O álbum também pode ser comprado via internet, no site da MUBI, por apenas R$ 5 reais.

Wado - Fita Bruta


Chegando aos 10 anos de Grenade (desde o período em que era um projeto solo de Rodrigo Guedes, passando pela fase "banda"), toda a produção do projeto/banda está disponível para download no blog "Grenade sem o corpo". São oito lançamentos, entre EPs, álbuns e raridades desta que é uma das melhores bandas brasileiras no meio indie folk rock.

M. Takara, também membro do Hurtmold, Instituto e São Paulo Underground, colocou em seu site oficial faixa-a-faixa de seus dois primeiros álbuns solo, M. Takara, de 2004, e Com Chankas e Jon, de 2005. Apenas seu novo CD, Conta, lançado recentemente, ainda não está disponível para download. Som altamente experimental e que caminha entre o jazz, a eletrônica e o pós-rock.

M. Takara - Voa

20 de março de 2008

O caso Paulo Henrique Amorim e a liberdade de imprensa

"O iG rescindiu meu contrato que ia até 31 de dezembro de 2008. O Conversa Afiada continua o mesmo – e mais livre, aqui, neste novo espaço.
Seja bem-vindo!

Paulo Henrique Amorim"

Apesar de aparentemente desconexo à linha editorial deste blog, a recente demissão do jornalista Paulo Henrique Amorim do portal IG, onde mantinha o blog Conversa Afiada, o caso está diretamente ligado a algo que é de extremo interesse tanto para o Meio Desligado como para toda a mídia e a população: a liberdade de imprensa.

A mesma liberdade de imprensa que deveria permitir que ilegalidades fossem divulgadas; que os fatos fosse relatados em uma tentativa de se aproximar ao máximo do acontecido; que um serviço de utilidade pública fosse exercido. Sem interferências de grandes empresas ou governos. Mas, como bem sabemos, não é essa a situação vigente no Brasil.

"Não é a primeira vez que me mandam embora de uma empresa jornalística.
Só o Daniel Dantas me “tirou do ar” duas vezes: na TV Cultura e no Uol.
E ele sabe que não vai me tirar, nunca ..."

O "jornalismo de interesses" (mas pode chamar de "jornalismo de tretas") é prática comum na imprensa nacional e está por todos os lados. O antigo "maior jornal de Minas Gerais", por exemplo, é famoso por sua posição governista (o que é confirmado por repórteres do próprio jornal), faltando apenas que se torne oficialmente um veículo do governo (sim, em minúsculas). A revista Veja também é um caso notório, atualmente dissecado pelo Luis Nassif em publicações periódicas em seu blog.

O próprio Daniel Dantas, citado por Amorim como motivo de sua demissão, também é alvo de Nassif em seus textos sobre a Veja. "Antes de fechar com Dantas a direção da Veja o tinha em conta como alguém que comprava reportagens, fabricava dossiês falsos e subornava jornalistas", escreveu. "Qual a lógica que leva uma revista a se associar a um empresário que, segundo ela mesmo, espalha dossiês falsos, compra reportagens e jornalistas? Há muitas explicações para isso, nenhuma boa, do ponto de vista jornalístico. (grifo por minha conta)". Os trechos acima foram retirados do texto "A imprensa e o estilo Dantas", disponível na página do Google Pages criada por um leitor e que reúne toda a odisséia de Nassif sobre a Veja. Recuso-me a linkar quaisquer páginas do IG por tempo indeterminado, por isso o link para essa página no Google Pages.

Estranho que o próprio Nassif comente o acontecido com PHA brevemente em seu blog: "Soube no final da tarde do fim do contrato de Paulo Henrique Amorim com o iG. Não sei os motivos". Em seguida, desvia para outros assuntos. Obviamente, deixei um comentário para Luis Nassif, uma dúvida que me incomoda e faz com que me questione sobre seu conhecimento da blogosfera:"Nassif, você ainda não foi introduzido ao incrível mundo dos servidores de blogs como Wordpress e Blogger? Por que continuar ligado a uma empresa que é contra a liberdade de imprensa se existem meios disponíveis para a criação e manutenção de um blog independente?".

Para minha surpresa, o comentário foi publicado.

"Essa é a virtude da internet: último reduto do jornalismo independente"

O grande Tiago Dória, um dos mais respeitados blogueiros de tecnologia, cultura e internet do Brasil, cujo blog também está no IG, não comentou o caso. Meu comentário para ele? "Tiago, o Paulo Henrique Amorim é demitido do IG em uma situação envolta em polêmica, o maior acontecimento da internet brasileira em 2008, e você não irá escrever nada sobre o caso?". Meu comentário sequer foi publicado. Ainda. (Atualização: o comentário foi publicado e respondido. "Por enquanto, nada a acrescentar" foi a reposta)

No próprio blog do Tiago Dória (que acompanho diariamente há muito tempo e continuarei lendo), há um texto publicado em dezembro de 2007 sobre o mapa da censura na internet, que reproduzo ao lado. O mapa foi criado pelo projeto Global Voices Online, da Universidade de Harvard. O marcador amarelo significa que o acesso a 1 site (no caso, o YouTube, na época da Cicarelli) foi bloqueado no país. Textos sobre a censura virtual na China e em Cuba também foram publicados no blog, mas nada de PHA.

O silêncio de Dória seria um indício de que, se estou em um meio de informação ligado a empresa X, não posso escrever nada que possa ferir a imagem desta empresa, mesmo sabendo que ela está errada? É só virar para o lado e esperar que outros o façam? Minha impressão é exatamente essa. Constatação óbvia: nós precisamos de dinheiro. Totalmente compreensível. Apenas não esperem que todas as outras pessoas que não são sustentadas pelo IG e demais corporações midiáticas anti-éticas e/ou mentirosas permanecem caladas.

Blogs são quase sinônimo de liberdade de informação, devido a sua facilidade de acesso e manutenção. Então por que mantê-los em grandes conglomerados de notícias? Existem diversas alternativas, como escrevi ao Nassif. Li algo interessante no blog Prensa 3.0 sobre isso: "independência pessoal, tão valorizada em blogs, nem sempre combina com interesses empresariais". Fica dada a mensagem.

Entenda o caso Paulo Henrique Amorim demitido do IG
Mais textos sobre censura na internet: 1 - 2 - 3
Mais textos sobre o caso: 1 - 2

Atualização em 21.03:
Após ter bloqueado o acesso a todo o conteúdo produzido por Paulo Henrique Amorim no Conversa Afiada (tanto para os leitores como para os mecanismos de busca), no que foi chamado pelo próprio PHA de “limpeza ideológica”, o portal foi obrigado pela Justiça a permitir que o jornalista tivesse acesso a todo o seu conteúdo produzido no período em que o blog foi hospedado no IG.

18 de março de 2008

CSS "Ahasa!"

Destaque na capa do YouTube há algum tempo, pouco antes da polêmica em torno do vídeo de "Music is my hot sex" ser ou não legitimamente o vídeo mais visto do site (nota: o vídeo foi retirado do ar esta semana), o vídeo abaixo traz a Luísa Sá, guitarrista do Cansei de Ser Sexy, visitando e comentando alguns dos seus locais favoritos da capital paulista. Produzido pela equipe do site Rhapsody.com, o vídeo é intitulado "Cansei de Ser Sexy Rock-Star Guide To The Galaxy: Sao Paulo", uma paródia ao livro/filme Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker's Guide to the Galaxy, no original) e tem todo o seu áudio em inglês.



Atualmente a banda finaliza seu segundo álbum, Donkey, previsto para ser lançado no próximo mês de maio. A lista com as prováveis canções do CD está abaixo:
- Buenos Aires
- Dallas 141
- Give Up
- Hit and Run
- How I Became Paranoid
- I Fly
- Jager Yoga
- Jamaican Flag
- Left Behind
- Move
- Rat Is Dead
- The Beautiful Song
- You and Yourself
- Believe & Achieve

Aproveitando o tema e indo para os bastidores indie, você sabia que o Conta Pro Boneco já acabou? Esse era o blog (mais um) em que o Adriano Cintra, baixista e baterista da banda, despejava seu ódio contra o mundo malvado e bobo e, especialmente, contra o ex-empresário da banda, Eduardo Ramos. Apesar de no fundo ser uma grande bobagem, o blog tinha alguns trechos engraçados, bem melhores do que aqueles presentes em outro hate-blog de Adriano, o Quebrei Meu Dente.

17 de março de 2008

"A onda independente", debates do 8º Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe

Nos últimos anos os debates e seminários têm se estabelecido em meio às programações dos festivais independentes que acontecem Brasil à fora, colaborando na capacitação de profissionais da área e estimulando a reflexão por parte do público. Em sua 8ª edição, o Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe estréia seu primeiro ciclo de debates, intitulado "A Onda Independente", que também será palco do lançamento das "Casas Associadas" e da primeira reunião regional da Abrafin - Associação Brasileira de Festivais Independentes, da qual o festival é membro.

As "Casas Associadas", cujo nome oficial é Associação Brasileira de Casas de Shows Independentes, é uma rede que envolve casas de show como A Obra, Hangar 110 e Casa Fora do Eixo, que tem como objetivo a consolidação de um circuito de shows independentes, através da aproximação e troca de informações entre casas de diferentes cidades e estados, possibilitando menores custos e a viabilização de turnês para as bandas alternativas.

Estarão presentes nos debates alguns dos nomes mais importante do atual cenário da música alternativa brasileira, como Pablo Capillé, do Espaço Cubo, e Talles Lopes, do coletivo Goma.

Os debates acontecem hoje e amanhã, das 19 às 22:30, na Ong Contato
- rua Pouso Alto 175, Serra, BH. Programação completa, abaixo.

Dia 17/03

Debate 1 (19:00 às 20:45)
Cenário dos Festivais Independentes de MG

- Como são realizados?
- Quais dificuldades, resultados e perspectivas
Debatedores:
- Talles Lopes (Jambolada – ABRAFIN)
- Bart (53HC Fest)
- Thiago Pereira (Garimpo)
Mediador:
Lino rodrigues (Campeonato Mineiro de Surfe – ABRAFIN)


Debate 2 (20:45 às 22:30)
Estratégias de Comunicação do Universo Independente: A complexa relação com a grande mídia e os caminhos da comunicação independente

- mídias alternativas para o mercado independente
- estratégias de divulgação do independente
- sustentação da música independente na grande mídia
Debatedores:
- Kiko Ferreira – Diretor Artístico da Rádio Inconfidência
- Leo Proza – Diretor Artístico da OI Fm
- Mariana Peixoto – Jornalista do EM Cultura
Mediador:
Elias Santos – Rádio UFMG Educativa


Dia 18/03

Debate 3 (19:00 às 20:45)
Por dentro da Economia da cultura: A cadeia produtiva da música independente

- Compreensão e fortalecimento dos elos da cadeia
- Moedas complementares e relações de troca
- Preceitos legais e a informalidade no universo independente
Debatedores:
- Pablo Capilé (Espaço Cubo - MT)
- Luiz Matias (Festival Demosul – ABRAFIN)
Mediador:
Cláudio Pilha (A Obra, Primeiro Campeonato Mineiro de surfe, ABRAFIN)


Debate 4 (20:45 às 22:30)
Financiamento Público para a música independente

- pontos de cultura
- leis de incentivo
- economia solidária
- financiamento privado à cultura

E para quem ainda não sabe a programação de shows do 8º Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe, segue a lista abaixo.

Quarta 19/03
Esquadrão Relâmpago: Monster Surf (MG)
Reverb All Stars (MG)
Fóssil (CE)
DJs Guinorante e Claudão Pilha
Onde? A Obra!
Quanto? R$ 10,00!
Quando? 22h (hahaha)

Quinta 20/03
Thunderbirds (MG)
Seven (GO)
Kingargoolas (PR)
Trilöbit (PR)
DJs Danelectro e Big Paul the Monster
Onde? A Obra!
Quanto?
R$ 10,00!
Quando?
22h (hahaha)

Sexta 21/03
Os Carburadores (RJ)
Surf Riders (ES)
Mauk's Cachaça Beat Trio (RJ-MG)
Os Pazuzus (RJ)
DJs André Brain Error e Mocotó
Onde? A Obra!
Quanto? R$ 12,00!
Quando? 22h (hahaha)

Sábado 22/03
Surfadelica (SP)
Proa (MG)
Lafayette e Os Tremendões (RJ)
Estrume'n'tal (MG)
Autoramas (RJ)
DJ Capitão Insano
Onde? Lapa Multshow! (Rua Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia - Belo Horizonte Tel: 3241.2074)
Quanto? R$ 12,00 (antecipado), R$ 15,00 (na porta)
Quando? 22h (hahaha)

16 de março de 2008

Comunicado importantíssimo (aka "Uma noite muito Louca*)

* Em breve na Sessão da Tarde.

Prezados,
venho por meio deste texto expressar minha enorme decepção para com meu irmão gêmeo récem-chegado da Malásia, o Juarez, que na noite/madrugada de ontem/hoje se passou por mim durante o show do Interpol em Belo Horizonte e na festa pós-show, na boate Mary In Hell.

Apesar de nossa natural semelhança na aparência, ele ostenta um ridículo cavanhaque "malaco latin lover style", o que, obviamente, o torna menos bonito do que eu e torna possível a identificação de quem é quem. Eu "conversei" com esse merdinha a fim de descobrir o nível do estrago mas a vodka parece realmente ter afetado a memória do miserável, então não há relatos suficientes, no momento, que possibilitem a reconstrução dos fatos.

No entanto, algumas fotos ajudam a se ter uma idéia do que aconteceu. Pelo que me foi relatado, há uma foto supostamente minha, mas que na realidade é do Juarez, em estado semelhante ao da figura abaixo, também na Mary In Hell ontem.

derrame na mary in hell

Esclarecida a verdade, ainda preciso dizer que o Juarez é meio... "especial", entendem? E a vida na Malásia também não fez muito bem ao garoto, então não levem à mal eventuais merdas e ofensas que ele tenha proferido. E lembrem-se: o importante é ter Jesus no coração!

15 de março de 2008

Show do M. Takara em BH

Havia esquecido de colocar os vídeos e as fotos do ótimo show do M. Takara em Belo Horizonte, no dia 22 de fevereiro, até que o Renato, da Foz, me lembrou. Então aí vai.






M. Takara

M. Takara

M. Takara

M. Takara

Mais fotos no meu Flickr.

14 de março de 2008

5º Tendencies Rock Festival

Começou hoje, em Palmas, no Tocantins, a 5ª edição do Tendencies Rock Festival, que terá seis bandas locais e 12 de outros estados brasileiros, entre elas Plebe Rude (DF), Velhas Virgens (SP) e Crazy Legs (SP). O interessante é que a maior parte das atrações locais foi escolhida pelo próprio público, via Orkut.

Programação

Sexta, 14 de março
Vertical / Mestre Juca / La Cecília (todas de Tocantins) / Jhonny Suxx (GO) / Dead Smurfs (MG) / Intrusos (PE) / Lesto (DF) / Crazy Legs (SP) / Plebe Rude (DF)

Sábado, 15 de março
Clamor / Mata-Burro / Boddah Diciro (todas de TO) / Bang Bang Babies (GO) / Motherfish (GO) / Sick Sick Sinners (PR) / Pecadores (SP) / Harllequin (DF) / Velhas Virgens (SP)

Os ingressos custam R$ 12 reais e o passaporte sai por R$ 20.

9 de março de 2008

Marcelo Campello abandona Mombojó

Foi publicado no site da banda pernambucana Mombojó um comunicado informando a saída de Marcelo Campello, um dos principais compositores do grupo. O motivo da saída de Campello não foi divulgado. Abaixo está o texto sobre a saída do músico:

"Comunicamos ao público da Mombojó o desligamento do compositor e multiinstrumentista Marcelo Campello, que agora trilhará caminhos musicais próprios. Seremos sempre gratos por sua inestimável contribuição na formação da personalidade musical da banda e desejamos os maiores sucessos nesta nova fase de sua vida profissional. Valeu Campello!"

Multi-instrumentista é isso aíNo ano passado Campello lançou seu primeiro álbum solo, Projeções e mais duas séries para violão de sete cordas.

Ps.: Para quem não sabe (ou não percebeu), Marcelo Campello é o sujeito que aparece no cabeçalho do Meio Desligado, logo acima da palavra "meio". A estranha coincidência é que a foto da banda que utilizo desde o início como cabeçalho do blog - feita em um show da banda em Belo Horizonte, mostra o vocalista Felipe sem a cabeça e os outros dois membros que aparecem já não fazem mais parte da banda: Campello, porque acaba de sair; O Rafa, devido a sua morte no ano passado.

8 de março de 2008

Natura e Oi divulgam projetos a serem patrocinados em 2008

(Com um certo atraso, mas aí vai)

A lista de projetos patrocinados pela empresa de telefonia Oi em 2008 inclui os festivais Eletronika, DoSol e Indie Rock, enquanto a Natura, em seu edital para Minas Gerais, irá patrocinar os festivais Stereoteca (cujo projeto foi escrito por mim, assim como o do rapper Renegado, que também foi selecionado), Jambolada e o FAD - Festival de Arte Digital.

A linha de patrocínio da Oi é voltada para a área de tecnologia e há predominância de projetos do audiovisual (tendência entre as empresas de telefonia?), enquanto o edital de música da Natura buscou selecionar projetos que envolvem a produção coletiva e a diversidade cultural brasileira.

Confira abaixo a lista completa dos projetos beneficiados com o patrocínio da Natura. Os projetos com os quais tenho alguma ligação estão em negrito e alguns possuem comentários.

Stereoteca – diversidade musical em Belo Horizonte
Terceira edição do festival que leva música para o teatro da Biblioteca Luiz de Bessa, projetada por Oscar Niemeyer. O festival se estende por vários meses do ano, com shows toda quarta-feira e apresenta apenas artistas mineiros, de diferentes estilos, com certo destaque para os ritmos regionais e MPB. Em 2008, o festival apresentará exclusivamente shows de lançamento de CD's, indo do indie rock às cantigas de roda e à bossa eletrônica pop. Como sei disso tudo? Além de ter escrito o projeto para o edital da Natura, também trabalho na produção do Stereoteca (eis o jabá).
Uakti – formação musical e reciclagem de multiplicadores
Sabia que o grupo Uakti é também o responsável pela trilha sonora de Blindness (ou Cegueira, como o filme deverá ser lançado no Brasil), adaptação do livro Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, dirigido por Fernando Meirelles?
Sabará Musical – música instrumental no Teatro Municipal de Sabará
Minha cidade natal e onde atualmente vou apenas para dormir enquanto não arrumo um novo lugar bom, bem localizado e barato (hahaha) em BH.
Luthier – formação de jovens na arte de construir instrumentos
BH Choro – música popular em praça pública

Música no Museu – música no Museu de Arte da Pampulha

Marku – show de Marku Ribas pelo interior de Minas
Manutenção da Companhia Burlantins – turnê de espetáculo musical infanto-juvenil

2º FAD – Festival de Arte Digital
Do Oiapoque a Nova York – shows do rapper Renegado
Também escrevi esse. O pessoal da Natura esqueceu de escrever que não são apenas os shows que acontecerão, mas também uma série de oficinas pelo interior de Minas Gerais, nas quais o Renegado (que mistura hip hop com bossa e MPB) irá ensinar ao público jovem como utilizar celulares, tocadores de mp3 e internet para produzir conteúdo artístico.
Jambolada – música independente em Uberlândia
IV Festival Internacional do Violão – tradicional encontro de violonistas renomados

Rosas para João – música inspirada em Guimarães Rosa

A lista da Oi é enorme, já que inclui projetos de todo o Brasil (apesar da maioria ser do Rio de Janeiro), então selecionei apenas alguns. A lista completa está no site do Instituto Oi Futuro.

Indie 2008 - Mostra de Cinema Mundial | Minas Gerais | Cinema
O Indie é uma mostra de cinema nacional e internacional realizado em Belo Horizonte, focado, principalmente, na exibição de longas e médias-metragens. Sua meta principal é formar um público espectador para o cinema autoral e independente*.
Feliz Natal | Rio de Janeiro | Cinema
Primeiro longa dirigido pelo ator Selton Mello (assista isso!) Feliz Natal é um filme urbano, contemporâneo e pautado nas relações humanas, em que as grandes reviravoltas estão não em fatos externos, mas no interior das próprias personagens*.
O Fim e os Meios | Rio de Janeiro | Cinema
Novo projeto de longa-metragem de Murilo Salles. Nele, o diretor retoma o caminho do thriller psicológico. O filme acompanha a vertiginosa aventura de Paulo Martins, que, prisioneiro de sua fuga e por causa dela, acaba tendo que reavaliar sua vida e as coisas que o cercam*.
Música para Todos | Piauí | Música
Projeto de Arte-Educação que atende crianças e jovens oferecendo gratuitamente cursos nas modalidades de: Piano, Teclado, Percussão, Violão, Contra-baixo, Flauta-Doce e Canto*.

* resumos disponíveis no próprio site do Oi Futuro.

7 de março de 2008

Festival Nordeste Independente é exemplo de integração na cena musical brasileira

Se alguém ainda tem dúvidas de que colaboração e integração são os elementos que mais fortalecem a cena independente, é porque não conhece festivais como o Nordeste Independente, que começa hoje e se estende ao longo da próxima semana passando por oito cidades do nordeste brasileiro.

Coletânea Nordeste IndependenteEntre os dias 7 e 16 de março, mais de 40 bandas irão se apresentar em 8cidades nordestinas, entre elas Recife, Natal e Salvador. O festival é fruto de uma lista de discussão virtual homônima da qual fazem parte produtores, jornalistas, músicos e demais pessoas envolvidas na cadeia produtiva da música e realiza em 2008 sua segunda edição.

Além de bandas locais como Sweet Funny Adams (PE), Barbiekill (RN) e Café Colômbia, o festival conta com a presença de atrações de outras regiões do Brasil, como a Lafusa, de Brasília, e o Rock Rocket, de São Paulo.

Para completar, uma coletânea virtual com algumas das bandas da programação foi lançada e está disponível para download gratuito. Confira o repertório do CD abaixo e faça o download.
01. Dago Red - I Feel Like Shit - Ceará
02. Madalena Moog - Descartáveis - Paraíba
03. Barbiekill - Pacman Attack - Rio Grande do Norte
04. Sweet Fanny Adams - Flaming Veins - Pernambuco
05. Matiz - Aos 27 - Bahia
06. O Garfo - Frank Einstein - Ceará
07. Movidos a Alcool - Sonia Louca - Bahia
08. Orquestra Boca Seca - Não sei se você sabe - Rio Grande do Norte
09. George Belasco e o Cão Andaluz - Mondo Negativo - Ceará
10. The Dead Superstars - Autumm Nights - Pernambuco
11. Vitrola - Fora do Sério - Rio Grande do Norte
12. Altifalante - Pequeno Monumento - Ceará
13. Rosplende - Cultura - Bahia
14. Camarones Orquestra Guitarrística - Antonho o Grande - Rio Grande
do Norte
15. Joseph K - Força da Vontade Blues - Ceará
16. Ulo Selvagem - Paranóico - Bahia
17. Et Circensis - Teus Sinais - Ceará
18. Distro - Gente Grande - Rio Grande do Norte
19. Peixe Coco - Batendo Asas - Rio Grande do Norte
20. The Sinks - Ignored - Rio Grande do Norte

Programação

7 de Março

* No Centro Cultural DoSol Rock Bar – Natal (RN), a partir das 21h
Ingressos: R$ 5,00 ou R$ 10,00 com direito à entrada para a programação do dia seguinte

21h30 – DOMBEN
22H10 - PEIXE COCO
22H50 – DISTRO
23H20 - O GARFO (CE)
0h - LAFUSA (DF)
0H40 - OS REIS DA COCADA PRETA (PB)
1H20 – BARBIEKILL
2H - ORQUESTRA BOCA SECA

* Hey Ho Rock Bar – Fortaleza (CE), a partir das 20h
Ingressos: R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira)

- CAFÉ COLÔMBIA
- DAGO RED
- MOÇO VELHO
- ET CIRCENSIS
- VITROLA (RN)
- JOSEPH K?

* Novo Pina – Recife (PE), a partir das 21h
Ingressos: R$ 10,00

- ROCK ROCKET (SP)
- BON VIVANT
- CALISTOGA (RN)

8 de Março

* Centro Cultural DoSol Rock Bar – Natal (RN), a partir das 16h
Ingressos: R$ 8,00 ou R$ 10,00 antecipados com direito à entrada para a programação do dia anterior

16H30 - THE VOLTA
17H10 - CALISTOGA
17H50 - CAMARONES ORQUESTRA GUITARRÍSTICA
18H30 - BON VIVANT (PE)
19H10 - THE SINKS
19H50 - GEORGE BELASCO E O CÃO ANDALUZ (CE)
20H20 - ROCK ROCKET (SP)

* Galpão 14 – João Pessoa (PB), a partir das 19h
Ingressos: R$ 5,00 até às 20h, ou R$ 8,00 depois desse horário

- SCARY MONSTERS
- MADALENA MOOG
- O GARFO (CE)
- LAFUSA (DF)
- BARBIEKILL (RN)
- ROCK ROCKET (SP)

* Burburinho – Recife (PE), a partir das 21h
Ingressos: R$ 5,00

- SWEET FANNY ADAMS
- AMP
- THE DEAD SUPERSTARS
- MORMAÇO
- NUDA

* Horto Neandertal - Alagoinhas (BA), a partir das 20h
Ingressos: R$ 5,00

- DJ ANDRÉ
- INVENTURA
- KHARMA
- MATIZ
- OS IRMÃOS DA BAILARINA

15 de Março

* Zauber – Salvador (BA), a partir das 22h
Ingressos: R$ 15,00

- ROCK ROCKET (SP)
- DEMOISELLE
- BON VIVANT (PE)

* Pista de Skate do Ginásio de Esportes – Lauro de Freitas (BA), a partir das 15h
Entrada Franca

- POR UMA CAUSA
- DECLINIUM
- ROSPLENDE
- MOVIDOS A ÁLCOOL
- PASTEL DE MIOLOS
- ULO SELVAGEM
- Dr. GORE

16 de Março

* Bar dos Astros (Praça Abrantes) – Camaçari (BA), a partir das 16h
Ingressos: R$ 8,00

- A FÁBRICA
- DECLINIUM
- LADRÕES ENGRAVATADOS
- PSICOPOP
- BON VIVANT (PE)
- HOMEM METEORO
- ROCK ROCKET (SP)

6 de março de 2008

Novo conceito de "festa"

Festa.Reunião do Fórceps
No próximo domingo, 9 de março, o coletivo Fórceps estréia um novo conceito de festa, que inclui a usual diversão a discussões sobre o desenvolvimento da cena cultural.

A idéia é utilizar a festa como um momento prático de encontro entre as pessoas que movimentam as cenas locais, dispensando toda a estrutura de um festival, onde normalmente acontecem os encontros de produtores, músicos e demais agentes culturais.

Assim, a Festa.Reunião é uma alternativa barata e eficiente para que as pessoas se conheçam e conversem, trocando idéias e experiências, iniciando o contato para futuras ações conjuntas ou simplesmente se inteirarem sobre o que está acontecendo e o que está por vir. Afinal, existe melhor lugar para se fazer isso do que em uma festa com muita música boa, pessoas bacanas e bebida?

5 de março de 2008

Calendário (atualizado) de festivais independentes no Brasil

Festivais da Assossiação Brasileira de Festivais Independentes - Abrafin:

Nordeste Independente (Alagoinhas, Camaçari e Salvador - Bahia, João Pessoa - Paraíba, Natal - Rio Grande do Norte, Recife - Pernambuco) 7 a 16 de Março
Evidente (Rio de Janeiro / RJ) 18, 25 e 28 de março
VI Festival de Rock Feminino (Rio Claro / SP) 14 e 15 de Março
5º Tendencies Rock Festival (Palmas / TO) 14 e 15 Março
8º Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe (Belo Horizonte / MG) 17 a 22 de Março
Abril Pro Rock 2008 (Recife / PE) 11, 12 e 27 de Abril
Festival Casarão Ano IX (Porto Velho / RO) 16 a 18 Maio
4º PMW Rock Festival (Palmas / TO) 19 e 20 de Maio
Bananada 2008 (Goiânia / GO) 23 a 25 de Maio
Porão do Rock 2008 (Brasília / DF) 30 e 31 Maio
Festival DoSol (Natal / RN) 07 e 08 de Junho
Boombahia (Salvador / BA) 12 e 13 Julho
PONTO.CE (Fortaleza / CE) 11 e 12 Julho
Semus - Semana da Musica de Matogrosso (Cuiabá / MT) 23 a 30 de Julho
MADA 2008 (Natal / RN) 07 a 09 de Agosto
7° ELETRONIKA - Festival de Novas Tendências Musicais (Belo Horizonte / MG) Agosto
VI Festival Calango de Artes Integradas (Cuiabá / MT) 15 a 17 De Agosto
Feira da Música 2008 (Fortaleza / CE) 13 a 16 Agosto
Consciência Hip Hop (Cuiabá / MT) 21 a 23 Agosto
7º Vaca Amarela (Goiânia - GO) 05 e 06 de Setembro
Mostra Internacional de Música em Olinda - MIMO (Olinda / PE) 01 a 07 de Setembro
Jambolada 2008 (Uberlândia / MG) 12 a 14 Setembro
Festival Varadouro 2008 (Rio Branco / AC) 26 e 27 de Setembro
Festival Demo Sul 2008 (Londrina / PR) 17 e 18 Outubro
XIV Goiânia Noise Festival (Goiânia / GO) 20 a 23 de Novembro
Senhor Festival (Brasília / DF) 21 e 22 de Novembro

1 de março de 2008

"Sanctuary", primeiro vídeoclipe da Cavalera Conspiracy

Prestes a lançar seu primeiro álbum (que já vazou na internet), intitulado Inflikted, a Cavalera Conspiracy, nova banda dos irmãos Iggor e Max Cavalera, lançou na última semana o vídeo da música "Sanctuary".

Dirigido pela dupla francesa Rozan & Schmeltz, responsável, entre outros, pelo premiado vídeo de "We are your friends", do Justice vs Simian Mobile Disco, o clipe de "Sanctuary" se apropria da estética do doméstico e dos pontos de vista "reais" e em primeira pessoa de filmes como A Bruxa de Blair e o recente Cloverfield para criar uma situação em que o som da banda é, literalmente, a trilha sonora do caos e da carnificina (honrando um dos mais antigos e divertidos clichês do metal).

A idéia é interessante e o resultado não deixa de ser um pouco bizarro, mostrando mais uma vez que a Cavalera Conspiracy é uma ótima novidade para o mundo do trash metal.



E prepare-se, ao que tudo indica, a banda é capa da Rolling Stone brasileira de março.

O novo Bonde do Rolê...

Apesar de ter algumas poucas músicas muito boas (tipo "Melô do Tabaco", "Dança do Zumbi" e "Office Boy"), o Bonde do Rolê sempre foi um grupo fraco musicalmente, o que talvez fosse compensado para a platéia estrangeira pelas macaquices exóticas no palco (que os brasileiros puderam conferir poucas vezes).

Após a saída da vocalista Marina e do horrível "reality show" realizado pela MTV para "escolher" (marmelada?) uma nova vocalista, na última semana foram divulgados os nomes das vencedoras. Como se não bastasse uma garota nos vocais, DJ Gorky e MC Pedro escolheram duas: Ana Bernardino (paulista, 26 anos) e Laura Taylor (mineira, 24 anos), já conhecida em Belo Horizonte por fazer parte do trio de DJ's Killer Shoes.

Esquerda p/ direita: Ana, Pedro, Laura, Gorky
Feita a introdução básica, eis o que importa: o que já era ruim está um completa merda. Dá até preguiça de escrever e perder tempo com isso. O vídeo abaixo, em que as novas vocalistas são apresentadas, é uma das coisas mais ridículas, sem graça e deprimentes que vi nos últimos anos. Sério. E o pior é a expressão nos rostos das pessoas na platéia, a empolgação. Mas, como me disse, sabiamente, um jornalista do Estado de Minas certa vez: "Todo dia nasce um idiota. Eles que se fodam!".



Agora fale uma coisa: essa mina cantando o refrão de "Office Boy" não é idêntica a uma galinha fazendo "có cócó cócó có cócó cócócó"? Alguém ao menos acha graça nessa porcaria?

Só espero que eles consigam tirar uma grana boa dos gringos e façam com que engulam um pouco do nosso lixo. É uma espécie de vingança após aturar anos e anos de porcarias estrangeiras empurradas sobre nós.

PS.: Quem tiver saco também pode ver isso.