Pesquisar este blog

Carregando...

17 de julho de 2008

FF >> festa Fórceps

O coletivo sabarense Fórceps realiza a primeira edição da festa FF>> no sábado, dia 19, na casa de shows Matriz, em BH. O objetivo é promover um intercâmbio cultural fazendo com que bandas independentes de estilos diferentes do interior, região metropolitana de BH e da capital se apresentem juntas, trocando informações, oferecendo uma nova experiência ao público e fomentando a diversidade cultural do Estado.

flyer
Para isso, a FF >> conta com cinco bandas de quatro cidades diferentes indo desde o rock com influências de MPB até o metal alternativo. Em comum as bandas têm o fato de estarem tocando e/ou atuando intensamente no cenário musical independente nacional com shows em festivais e casas de renome, atuando em coletivos e trabalhando para o fortalecimento de cenas locais. A FF >> representa também a continuidade das ações do coletivo em BH, após parcerias com os festivais Stereoteca e Outro Rock, e da criação do projeto “Pequenas Sessões”, com o selo musical La Petite Chambre.

The Dead Lover´s Twisted HeartAlgumas das atrações da festa já são relativamente conhecidas no cenário musical, como o Ácido Groove, que venceu o prêmio Toddy/Dynamite na categoria banda revelação e já se apresentou no festival Jambolada, assim como o The Dead Lover's Twisted Heart, que tocou no mesmo festival em 2007 e se prepara para, além de lançar o disco de estréia, tocar pela primeira vez no Festival Calango, em Cuiabá, este ano. Outras bandas, embora ainda não tenham chegado aos grandes festivais, se destacam de outros modos, como o Aura... que mesmo sendo do interior conseguiu entrar em uma coletânea ao lado de nomes fortes do punk internacional como o Shelter (USA). A banda 4, embora tenha apenas três meses de existência, já possui no currículo uma apresentação no festival Minas Instrumental e uma página no MySpace com suas músicas ouvidas mais de 700 vezes apenas em seu mês de estréia. Já o Hold Your Breath apresenta uma sonoridade mais pesada e experimental, contando com uma agitada agenda de shows até agosto em várias cidades como BH, SP e Curitiba, além de ter um EP recém-lançado, produzido por Daniel Debarry, da banda Udora.

Feito à Fórceps

Numa atitude que mescla a ideologia do “Faça você mesmo” com a do “Artista igual pedreiro” o Fórceps continua implementando suas ações baseado no trabalho coletivo, independentemente de apoio e patrocínio. Na FF >>, músicos ligados ao coletivo estarão trabalhando na produção do evento e as bandas de outras cidades ficarão hospedadas nas casas dos próprios integrantes do coletivo em Sabará, já que não há verba para hotel.
“Não dá pra ficar esperando as melhores condições surgirem para fazer as coisas. Precisamos agir dentro das possibilidades, estabelecendo contatos e construindo uma rede para que quando tenhamos uma condição financeira melhor toda a estrutura já esteja minimamente estabelecida. A questão no momento é planejar, agir e se estabelecer no mercado. Desde o início todo nosso planejamento é de longo prazo”, explica Leo Santiago, do coletivo Fórceps.

APCI

Durante a FF >> pela primeira vez se ouvirá falar da sigla APCI (Associação dos Produtores de Cultura Independente), que estréia como parceira do Fórceps. A entidade está passando por uma consultoria no Seminário Prático da Música do festival Stereoteca e será lançada em setembro durante o festival Escambo, unindo o coletivo Fórceps, o cineclube CineBrasa, o coletivo MuSa e outras entidades voltadas para a cultura independente, todas surgidas a partir da atuação do Fórceps. A idéia é agregar forças sob a sigla APCI, que funcionará como uma espécie de guarda-chuva fortalecendo ações em bloco e a troca de tecnologia e experiência entre seus integrantes.

Abertura de inscrições para festival Escambo

A FF >> também marca a abertura das inscrições para a segunda edição do festival de artes integradas Escambo, que será realizado pelo coletivo em setembro em Sabará com shows, seminários, oficinas e exibições de vídeos abrangendo as áreas de música, literatura, teatro e áudio-visual. A última vez que o Fórceps abriu inscrições para bandas foi no final de 2007, para o festival Grito Rock, quando 64 bandas de 11 Estados diferentes se inscreveram.

SOBRE AS BANDAS DA FESTA FÓRCEPS:

The Dead Lover's Twisted Heart (BH)
Ácido Groove (Uberaba)
Hold Your Breath (BH)
Aura... (Divinópolis)
4 (Sabará)

DJs
Coletivo P.U.T.A (pós-punk/rock/indie)
B Flogin (rock/hits/grunge/barulho)

SERVIÇO
Festa Fórceps
Matriz (Terminal Turístico JK – Centro)
Dia 19/07
21hrs
R$ 10

* Texto escrito pelo Leo e que utilizamos como release da FF>>.

Nenhum comentário :