23 de junho de 2007

Download remunerado no TramaVirtual

Na onda de querer evoluir à medida que a internet também evolui, o TramaVirtual, que dispensa qualquer tipo de apresentação, aposta em mais uma iniciativa. Além de oferecer um espaço a qualquer pessoa que faça algum tipo de barulho, o site bacanudo também irá remunerar os seus cadastrados. Sim, a partir do dia primeiro de julho, todas as bandas que disponibilizam suas músicas para downloads poderão ganhar uma quantia a cada vez que elas forem baixadas.

Para você que reclamava de não ganhar dinheiro com as músicas disponibilizadas na rede, o negócio funcionará da seguinte forma. No início de cada mês, o TramaVirtual anunciará um valor a ser distribuído entre todas as bandas. No final desse mesmo mês, eles divulgarão a quantidade de downloads efetuadas durante o período e quanto cada banda receberá. Se você e sua banda já tiverem mais de R$ 50,00 acumulados, pronto, já poderá resgatar a grana.

Mas aí surge a pergunta crucial: de onde virá essa grana que pagará as bandas? Existem muitas empresas bacanas que insistem em apoiar a música independente no país. Essas mesmas empresas vão ceder uma verba. Essa quantia é aquela que será dividida entre todos os downloads realizados durante o período. Para quem já é cadastrado é só aceitar um termo de compromisso. Quem ainda não é, e se interessou pela proposta, basta se cadastrar, disponibilizar as músicas e aceitar o termo de compromisso. E o dinheiro, recebe no final do mês.

Além de ser uma excelente iniciativa, uma vez que paga o artista sem tirar do bolso do usuário, a estratégia do site tem muito a ver com a queda da importância do valor do álbum físico no cenário atual. Com a internet (sim, sempre ela a protagonista), um single passa a ter muito mais valor, sobretudo em um mundo dominado pelo descartável. São raras as bandas que conseguem fazer um álbum em que todas as músicas atinjam um mesmo nível.